Infecção causada pelos quatro sorotipos de dengue: DEN1, DEN2, DEN3 e DEN4.
O que é dengue?
A doença apresenta período de incubação de quatro a dez dias (média de cinco a seis dias).
A infecção pode ser assintomática ou causar um amplo espectro de quadros clínicos, desde formas pouco sintomáticas até quadros graves, com ou sem hemorragia.
Normalmente, o primeiro sintoma é a febre alta (39° a 40°C) de início súbito, durando de dois a sete dias, podendo ser acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e prurido cutâneo.
Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns.
Nessa fase inicial, pode ser difícil diferenciá-la de outras doenças febris.
Geralmente, entre o terceiro e o sétimo dia da doença, ocorre uma diminuição ou desaparecimento da febre e alguns casos evoluem para a recuperação e cura; outros, porém, podem apresentar sinais de alarme, evoluindo para as formas graves da doença.
Os principais são: dor abdominal intensa e contínua, vômito persistente, sangramento de mucosas (nariz, gengivas), hipotensão, letargia, sonolência ou irritabilidade e tontura.
Na presença destes sinais, procurar atendimento médico é extremamente importante.
Transmissão:
Quando uma fêmea do mosquito Aedes Aegypti pica uma pessoa infectada, o vírus da dengue que circula no sangue é ingerido, infecta o mosquito e pode ser transmitido para outras pessoas que forem picadas.
O mosquito contaminado é capaz de disseminar a doença durante todo seu ciclo de vida (cerca de seis a oito semanas).
Casos de transmissão vertical (da gestante para o feto) e por transfusão sanguínea já foram registrados.
Faixa Etária
A vacina está licenciada para crianças a partir de 9 anos de idade, adolescentes e adultos até 45 anos e é recomendada para indivíduos previamente infectados por um dos vírus da dengue (soropositivos com ou sem história da doença).
Pedido Médico
Necessita de avaliação medica após resultado de exame sorológico positivo para Dengue.
Esquema Vacinal
Três doses com intervalo de seis meses.
Via de Aplicação
Subcutânea.
Efeitos e Eventos Adversos
As reações adversas mais frequentemente relatadas foram: dor de cabeça, dor no local da injeção, mal-estar e mialgia.
As reações foram geralmente de gravidade leve a moderada e de curta duração (até três dias). O início foi tipicamente observado em até três dias após a vacinação, com exceção da febre, que surge dentro de 14 dias após a aplicação da vacina.
As reações adversas sistêmicas tendem a ser menos frequentes após a segunda e a terceira doses.
Interação Entre Vacinas
Pode ser aplicada concomitantemente com outras vacinas vivas ou inativadas no mesmo dia, caso isso não ocorra, o intervalo deve ser de 4 semanas para as vacinas vivas.
Orientações
É sugerido avaliar com seu médico a indicação da vacina, já que em pessoas vacinadas não infectadas previamente foi observado um risco aumentado de hospitalização e dengue com sinal de alarme.
A vacinação de pessoas portadoras do vírus HIV deve ser avaliada por médico, que pode prescrevê-la se não houver comprometimento do sistema imunológico.
Em pacientes que receberam tratamento com doses elevadas de corticosteroides sistêmicos por duas semanas ou mais, é preciso adiar a vacinação até a função imunológica estar restaurada (no mínimo quatro semanas após a interrupção do tratamento).
As mulheres em idade fértil devem evitar engravidar por quatro semanas após vacinação.
Compressas frias (temperatura ambiente) aliviam a reação no local da aplicação. Nunca realizar compressas quentes ou geladas.
Em casos mais intensos pode ser usada medicação para dor, sob prescrição médica.
Sintomas de eventos adversos persistentes, que se prolongam por mais de 72 horas (dependendo do sintoma), devem ser investigados para verificação de outras causas.
Contra indicação
Pessoas imunodeprimidas;
Alergia grave (anafilaxia) a algum dos componentes da vacina.
Gestantes;
Mulheres amamentando;
Pessoas sem contato prévio com o vírus da dengue (soronegativos);
Em caso de doença aguda com febre, a vacinação deve ser adiada até que ocorra a melhora;
Indivíduos com hipersensibilidade conhecida a qualquer componente da vacina;